Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Conselho Arbitral define detalhes da Segundinha 2019

Escrito em

Representantes de oito clubes do futebol candango estiveram na sede da Federação de Futebol do Distrito Federal na tarde desta segunda-feira (09) para definir as normas e o sistema de disputa da Segundinha 2019, a 33ª edição da série B do Campeonato Brasiliense.

Cada clube teve que apresentar os documentos oficiais que os habilitam para participar da competição, como nada-consta junto à Tesouraria da Federação e do Tribunal de Justiça Desportiva do Distrito Federal.

Compareceram ao encontro representantes de Brasília, Brazlândia, Ceilandense, CFZ Brasília, Legião, Paranoá, Planaltina e Samambaense. Estiveram ausentes dirigentes de ARUC, Botafogo/DF, Cruzeiro e Samambaia.

Estádios

De acordo com Màrcio Coutinho, diretor de futebol da FFDF, apenas três estádios estão habilitados para receber partidas da Segundinha: Mané Garrincha, Augustinho Lima, em Sobradinho, e Serejão, em Taguatinga.

Os laudos devem ser solicitados para as administrações. Os procedimentos para obter os documentos foram entregues aos dirigentes, sendo que, para cada partida, devem ser obtidos laudos e alvará eventuais. Os clubes têm até 35 dias antes da competição para poder indicar os estádios.

Fórmula de disputa

O campeonato começará em 24 de agosto, uma semana após a decisão do Candangão Juniores. Somente dois times não confirmaram presença nesta edição da Segundinha: ARUC e Samambaia.

Os dez clubes jogarão no sistema de pontos corridos, jogando todos contra todos em turno único. Os dois primeiros ascendem à primeira divisão de 2020. A última rodada está marcada para o dia 19 de outubro.

Os jogadores devem ser inscritos no BID até o dia 22 de agosto para poder estrear na competição. As inscrições podem ser feitas até o início da sexta rodada, marcada para o dia 03 de outubro. Cada time pode ter até cinco estrangeiros e até cinco jogadores de juniores.

Confira a primeira rodada da Segunda Divisão 2019:

Brazlândia x Legião
Paranoá x CFZ Brasília
Brasília x Planaltina
Botafogo-DF x Cruzeiro
Ceilandense x Samambaense

Maior transparência

Daniel Vasconcelos, presidente da FFDF, garantiu aos dirigentes na reunião que não aconteceram mais empréstimos por parte da Federação para nenhum clube do futebol candango. Além disso, a entidade máxima do futebol brasileiro implementou o sistema de automação de registro de jogadores, fazendo com que haja uma maior transparência nos trabalhos.

“A CBF implementou o sistema de gestão dentro da Federação. Ou seja, tudo é gerado agora automaticamente para pagamento. Assim, vamos colher os frutos de sermos mais profissionais”, ressaltou o presidente.

Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P