Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Começou o Candangão 2022

Escrito em

Começou o Campeonato Candango de 2022. Em reunião transmitida ao vivo pelo Esportes Brasília do Conselho Arbitral, a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), nesta terça-feira (9), foi definido o novo formato da competição e os confrontos da primeira fase da elite do futebol candango. Para a 46ª edição do Candangão, dez clubes irão em busca do título.

Com calendário mais apertado, a estreia do campeonato será no dia 22 de janeiro e terá final com dois jogos, o último, agendado para o dia 6 de abril. A inscrição de atletas no BID nesta edição do torneio irá até um dia antes da estreia da primeira fase. Para definir os confrontos, a FFDF dividiu os clubes participantes conforme ranqueamento. Desta forma, a primeira fase da competição será disputada em pontos corridos confrontados em nove rodadas entre os dez clubes. Na rodada de estreia teremos: Brasiliense e Paranoá; Ceilândia e Gama; Capital e Taguatinga; Luziânia e Brasília; além de Unaí e Santa Maria.

O aguardado clássico candango, Gama e Brasiliense, acontecerá na segunda rodada, com mando do alviverde candango. Devido a indisponibilidade do uso do estádio Bezerrão, o confronto ainda não tem local definido.

Após as nove rodadas, o novo regulamento classifica os quatro melhores classificados para um quadrangular semifinal em ida e volta (seis rodadas), os cartões amarelos serão zerados nas respectivas fases. A final, com os dois melhores times do quadrangular irão decidir a grande final, também, dentro e fora de casa.

Teremos o VAR

Assunto muito debatido entre os diretores, nesta edição será a primeira com utilização do arbitro de vídeo. A nova aplicação será usada apenas nos confrontos da final.

Cobertura dos jogos

Tendência de que os jogos sejam transmitidos via plataforma de streaming. O presidente da FFDF, Daniel Vasconcelos, afirmou que recebeu proposta da plataforma Eleven Sports para transmissão de todas as partidas. Porém, os clubes também poderão utilizar seus meios canais de comunicação para transmissão de jogos. Há ainda um início de entendimento com a TV Distrital (CLDF) para também transmitir partidas do Candangão 2022, mas até o momento nada foi definido.

Fotos: Alan Rones

P