Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Com segundo tempo alucinante, Brasiliense encerra invencibilidade de dois anos do Gama

Escrito em

Colaborou: Gabriel Lima
Fotos: Julio Cesar Silva/Esportes Brasília

E rolou a bola para a final do Candangão 2020. Após longos meses de paralisação, finalmente chegou a hora de conhecer o campeão de nosso campeonato estadual. E o roteiro chegou às suas linhas finais com os dois melhores times do torneio. De uma lado, o Gama, melhor time da primeira fase. Do outro o Brasiliense, o segundo. E venceu quem se dispôs a atacar e a buscar o gol com mais ênfase. Na manhã de hoje, 26, O Jacaré venceu por 3×1 e abriu grande vantagem para o jogo de volta.

Além de buscar mais um título candango e a revanche contra o maior rival, o esquadrão amarelo ainda buscava encerrar uma longa invencibilidade do Periquito. Eram 33 jogos sem perder, distribuídos em dois anos. A última vez que o Gama havia sido derrotado foi quando caiu para o Luziânia, no dia 21 de março de 2018, pelas quartas de final do Candangão daquele ano. De lá para cá, foram 28 vitórias e 4 empates – um deles o 3×3, na Copa do Brasil deste ano, contra o Brasil de Pelotas-RS.

A primeira etapa começou com o Brasiliense melhor no jogo. A equipe amarela chegou algumas vezes pelo lado esquerdo, com Esquerdinha e Fernandinho tramando as jogadas. Mas, no decorrer do jogo, o Gama equilibrou as ações e teve as melhores oportunidades até então. 

Na primeira, a defesa do Jacaré marcou bobeira na saída de bola e Nunes apareceu livre na área para finalizar. Para a sorte da equipe mandante, a bola foi pra fora. Minutos depois, Peu bateu escanteio na área, a defesa do Brasiliense bateu cabeça e Fernando Henrique salvou sua equipe.

A segunda etapa veio e o time amarelo tomou conta da partida. Comandados por Marcos Aurélio, o Brasiliense abriu 3×0 antes do relógio marcar 15 minutos. 

Aos três, o camisa 10 bateu falta com perfeição, a bola desviou em Amaral e foi parar no ângulo de Calaça.

Marcos Aurélio abriu o placar com um golaço de falta.

Aos sete, o meia soltou a bomba do meio da rua, o arqueiro verde espalmou para o meio da área e Badhuga aproveitou o rebate. Por fim, com 15 jogados, em falta cobrada pelo craque do jogo, Aldo, livre, testou firme no canto e marcou o terceiro do Jacaré. 

Craque do jogo, o camisa 10 participou, diretamente,dos três gols do Brasiliense

Logo em seguida, aos 19, Romarinho cometeu pênalti em uma bola alçada em sua área. Na cobrança, Nunes, sempre ele, deslocou com maestria o goleiro Fernando Henrique e marcou o seu 13° gol no Candangão, dando números finais a partida. Curiosamente, este também foi o placar do primeiro jogo da decisão do ano passado, porém para o lado contrário.

Nunes, artilheiro do Candangão, bem que tentou, mas não impediu a derrota de sua equipe.

O clássico verde e amarelo volta a acontecer no próximo sábado, 29, no Bezerrão, às 16h. O Brasiliense pode até perder por um gol de diferença que ainda recebe a faixa de campeão de seu 10° título candango. Já o Gama, se quiser levar seu 13° caneco no tempo normal, precisa vencer por três gols de diferença. Caso o alviverde vença por dois gols de vantagem a decisão irá para os pênaltis. 

Ficha Técnica 
Candangão – Final – Primeiro jogo
Brasiliense 3×1 Gama
26/08/2020 – Mané Garrincha – Brasília-DF

Árbitro central: Maguielson Lima Barbosa
Assistente 1: Leila Naiara Moreira da Cruz
Assistente 2: Lehi Sousa Silva
Quarto Árbitro: Rafael Martins Diniz

Cartões Amarelos: Romarinho e Aldo (Brasiliense); Emerson, Amaral, Peu e Nunes (Gama).
Cartões Vermelhos: não teve.

Gols: 3′ Marcos Aurélio, 7′ Badhuga, 15′ Aldo, 19′ Nunes (2° tempo).

Brasiliense 
Fernando Henrique; Bruno Lima, Badhuga, Rodrigo, Fernandinho; Aldo, Esquerdinha (Radamés), Peninha (Renatinho), Marcos Aurélio (Douglas); Romarinho (Fabinho) e Zé Love (Vitor Mariano). 
Treinador: Márcio Fernandes.

Gama
Calaça; Amaral, Gustavo, Emerson (Gustavo Rambo) e Peu; Wallace, Alba (Malaquias), Esquerdinha e Vitor Xavier (Platini); Everton e Nunes.
Treinador: Vilson Taddei.

Gabriel Spies é jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e é comentarista das transmissões de rádio e televisão da Esportes Brasília.

P