Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Com caras novas, Cresspom inicia preparação para o Brasileirão

Escrito em

Cresspom

O Cresspom apresentou, na tarde desta quinta-feira (14), parte do elenco para a Série A2 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. Com 20 atletas à disposição, o plantel treinou pela primeira vez em 2019, e teve bastante novidade. No fim de 2018, dez atletas deixaram a capital. Agora, 20 jogadoras estão à disposição de Robson Marinho.

Das destaques, o Cresspom conta com Isa, volante de 19 anos contratada junto ao Ceilândia, Erica Vitoriano, meia-atacante que volta ao clube após passagem pelo Olimpia-PAR, e Tânia Maranhão, a veterana bicampeã panamericana e da Copa do Brasil. Maranhão deve chegar a Brasília na madrugada desta quinta (14) e se juntar ao elenco logo na manhã seguinte.

Estreando em uma competição nacional, Isa não esconde a ansiedade. “Eu jogo (o campeonato candango) desde os 14 anos, mas é diferente. A competitividade é maior”. Ela, que jogou contra o próprio Cresspom na época do Gato Preto, assegura já conhecer algumas peças do elenco, e diz que se adaptará rapidamente ao estilo de jogo do comandante.

Sob os 40ºC do verão brasiliense no Setor de Clubes Norte, as atletas iniciam a preparação, que deve durar quase um mês e meio. O tempo, para Érica, que chegou do Olímpia-PAR, é aliado. “Dá pra preparar a parte física e aprimorar a fase técnica com tranquilidade”, afirmou a jogadora, que assegura não ter sentido diferenças dentro de campo no período em que esteve no Paraguai.

O técnico Marinho parece feliz com o elenco montado, apesar de querer mais jogadoras até a estreia no Brasileiro A2. “Meu time ideal tem 25 peças: 22 de linha e três goleiras. Para o calendário que temos, é o ideal”, diz o comandante, no cargo desde 2012 e tricampeão do Distrito Federal à frente do Cresspom.

Marinho tem pouco mais de um mês até a estreia para encontrar o time ideal. Foto: Olavo David Neto

O Brasileirão

A Série A2 do Brasileiro Feminino terá 36 times. Foram selecionados os 27 campeões estaduais* e os dois clubes rebaixados da divisão superior. Além deles, sete equipes foram convidadas a participar de acordo com o Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF no futebol masculino. São elas: Palmeiras (1º), Cruzeiro (2º), Atlético-MG (7º), Internacional (9º), Botafogo (11º), São Paulo (12º) e Fluminense (13º).

A competição – dividida em cinco fases – começa no dia 27 de março. Em abril, as datas reservadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) são 10, 21 e 24. A primeira fase da Série A2 tem a última rodada em 1º de maio, feriado de Dia do Trabalhador. 16 equipes se classificam às oitavas de final, sendo os dois líderes de cada grupo mais os quatro melhores terceiros colocados.

Entre os dias 12 e 19 de março, será disputada a eliminatória, em partidas de ida e volta. As vencedoras dos confrontos ficarão quase dois meses paradas, já que a terceira fase está marcada para 14 e 21 de julho. As quatro agremiações que avançarem às semifinais já poderão comemorar, pois terão o acesso à Série A1 garantido. Ainda em julho, no dia 28, será o primeiro jogo das semifinais, com as partidas de volta marcadas para 4 de agosto.

A decisão do torneio também será em dois jogos. No dia 11 a ida, e em 18 de agosto o Brasil conhecerá as campeãs da segunda divisão nacional. Das equipes desta edição, apenas o Pinheirense/PA já venceu a A2, em 2017. Já no ano passado, o time foi rebaixado da primeira divisão junto à Portuguesa/SP.

* O Cresspom ficou com a vaga já que o Minas, campeão candango, participará da Série A1 em 2019; o Campeonato Capixaba de 2018 ainda não tem um campeão.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P