Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Clubes definem regras da Segundinha 2022

Escrito em

Foto: Lucas Bolzan/FFDF

A Federação de Futebol do Distrito Federal realizou, nesta quarta-feira (08), o Conselho Arbitral da Segundinha 2022. 11 dos 14 clubes que vão disputar a competição participaram do evento, que ocorreu em um restaurante da cidade. Não estiveram representantes de Cruzeiro, CFZ Brasília e ARUC.

Assim como nos últimos cinco anos, as ambulâncias e a arbitragem serão custeadas pela Federação. Todas as partidas serão transmitidas pela plataforma Eleven Sports. O campeonato começa no dia 30 de julho, com a final prevista para o dia 17 de setembro.

O velho problema dos estádios

Um velho problema voltou à tona durante o Conselho Arbitral: a falta de estádios. Segundo a entidade, apenas dois estádios estão com os laudos aprovados: o Ciro Machado, na Vila Planalto, e o Abadião, na cidade-satélite de Ceilândia. O estádio Serejão, em Taguatinga, está aguardando os laudos para ser liberado.

Ficou definido que cada clube será responsável pelos alvarás dos estádios, junto à administração regional de cada cidade. De acordo com o regulamento da competição, cada time deve indicar dois palcos para poder sediar as partidas.

Vale lembrar que o estádio Rorizão, em Samambaia, também está apto a receber jogos, mas sem a presença de público

Polêmica

Durante o evento, o presidente da FFDF, Daniel Vasconcelos, disse que um presidente teria enviado um áudio a um terceiro informando que a Federação faria tudo e que isso “desceria guela abaixo”.

“Se eu tenho, por todos voces, é respeito. A federação não é minha. Estou de passagem. Agora, vocês que são dirigentes vão ficar. O que eu tenho que fazer é respeitar todos vocês. Podem falar o que quiser, errar é humano, mas façam críticas do que acontece”, retrucou Daniel.

Fórmula de disputa

A proposta da FFDF seria de que, pelo alto número de clubes – 14 no total -, fossem feitas duas chaves com sete times, cada. Os times se enfrentariam dentro da própria chave. Garantiriam vaga nas semifinais os dois primeiros colocados, com jogos de ida e volta. Quem vencer, garante a final em partida única.

O Legião apresentou a proposta de que fossem acrescentadas duas rodadas, contando com uma disputa de quartas de final, terminando o campeonato em 15 de outubro. Foi vencedora a proposta da entidade local, com apenas semifinal e decisão em jogo único, por seis votos a cinco.

Confira como ficaram as chaves da Segundinha 2022:

Chave AChave B
CeilandenseBrazlândia
SESP/SamambaenseLegião
Grêmio ValparaísoSobradinho
BolamenseBotafogo/DF
CruzeiroReal Brasília
ARUCSamambaia
Planaltina/DFCFZ Brasília

Confira os jogos da primeira rodada da Segundinha 2022, prevista para o dia 30 de julho:

Chave A:

SESP/Samambaense x Cruzeiro
Grêmio Valparaíso x Ceilandense
ARUC x Bolamense
Folga: Planaltina/DF

Chave B:

CFZ Brasília x Sobradinho
Botafogo/DF x Legião
Brazlândia x Samambaia
Folga: Real Brasília

Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).

P