Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Candangão: Reunião do Conselho Arbitral define abertura da competição em 25 de janeiro

Escrito em

Na manhã desta quarta-feira (20), no Setor de Clubes Sul de Brasília, foi realizada reunião do Conselho Arbitral do 45º Campeonato Brasiliense de Futebol, edição 2020. Com a coordenação do diretor técnico da entidade, Márcio Coutinho, com a abertura realizada pelo presidente da FFDF, Daniel Vasconcelos, e com a participação dos 12 representantes dos clubes candangos, foram definidas a fórmula de disputa, e datas de início e término da competição do ano que vem.

Márcio começou os trabalhos apresentando uma relação de providências à serem tomadas pelos clubes que irão em busca dos laudos técnicos do estádios que serão utilizados para a competição de 2020.

Foi definido que o Candangão começará em 25 de janeiro, com as duas partidas finais programadas para os dias 18 e 25 de abril de 2020. A forma de disputa foi mantida a mesma de 2018: serão quatro fases, com a primeira fase envolvendo os 12 participantes em 11 rodadas, jogando entre si apenas em turno.

Ao final da primeira fase, as duas agremiações com pior desempenho serão rebaixadas para a Segunda Divisão candanga de 2021. A segunda fase será no cruzamento olímpico, envolvendo o primeiro com o oitavo colocado, o segundo com o sétimo, e assim sucessivamente. Na terceira fase, serão jogos de ida e volta, com o clube de melhor campanha fazendo o segundo jogo em casa.

As duas partidas da fase final terão os jogos com o mando de campo da Federação de Futebol do Distrito Federal. No entanto, o clube que tiver a melhor campanha entre os que estarão nas finais, terá o direito de escolher o estádio para a segunda partida, mantendo-se o critério de praça esportiva com capacidade a partir de 10 mil torcedores. Este foi um pedido da TV Brasília, detentora dos direitos de transmissão.

Vale lembrar que as equipes que forem campeã e vice-campeã terão o direito de disputar a Copa do Brasil, Copa Verde e série D de 2021.

Os clubes poderão inscrever até 18 atletas profissionais por partida, como também, cinco atletas não profissionais com idade mínima de 16 anos, além de cinco jogadores estrangeiros, utilizando-se como o critério o termo “refugiado”.

O treinador de futebol terá de possuir o registro profissional junto ao BID, assim como os jogadores. O técnico que vier de fora de Brasília terá de apresentar o certificado de treinador fornecido pela CBF.

Com o contrato assinado por dois anos, o Candangão 2020 terá uma partida por rodada transmitida pela TV Brasília, afiliada da Rede TV.

Reunião aconteceu em um restaurante do Lago Sul e definiu diretrizes para o Candangão 2020 – Foto: Divulgação/FFDF

Clássico com mando do jacaré

O clássico entre Brasiliense e Gama acontecerá na quinta rodada, com mando do Brasiliense. Ainda não foram dadas as datas, mas serão posteriormente definidos local e o horário da partida.

É bom lembrar que a torcida do jacaré não poderá acompanhar o time nas duas primeiras rodadas do campeonato em casa, já que o clube foi punido com a perda de mando de campo pela confusão na partida contra o Paracatu, pelo Candangão 2019. Desta maneira, o torcedor do Brasiliense só poderá prestigiar o time no clássico contra o Gama.

O Diretor Técnico da Federação de Brasília, Márcio Coutinho, comentou a reunião e, mais uma vez, pediu o apoio dos “homens” do Governo local: “Aquilo que nos cabia quanto à realização do Arbitral, confecção da tabela e providências técnicas, nós já apresentamos. Agora, temos situação que dependemos do Governo do Distrito Federal, como os estádios para a competição, pois o GDF é o dono das praças esportivas”, disse o diretor da FFDF.

O presidente da entidade, Daniel Vasconcelos, informou que muitos parâmetros, como ambulância e arbitragem, já estão quitados e, agora, falta só a bola rolar: “Já adianto a todos que as taxas de arbitragem e ambulâncias, taxas essas de responsabilidade da Federação, todas nós já quitamos antecipadamente. Agradecemos o apoio da TV Brasília que será nossa parceira nesta competição e agora só falta começar o campeonato”, ressaltou Daniel, que também confirmou que até janeiro do ano que vem, a FFDF deverá inaugurar uma sede própria.

No sorteio realizado pela FFDF, a primeira rodada definiu que jogarão:

Natural de Pelotas/RS, Sérgio Porto é jornalista com passagem pelas rádios Planalto AM, Clube AM, Nossa FM, Jovem Pan Brasil e DF10, parceira da Esportes Brasília. Também atua como repórter freelancer em diversas emissoras de rádio do país.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P