Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Candangão: As alegrias e as decepções da primeira fase da competição

Escrito em

A primeira fase do 46º Campeonato Brasiliense de Futebol, edição de 2021, se encerrou no último sábado com o fechamento da sexta rodada. Foram confirmados os oito classificados, além das quatro equipes rebaixadas, estas para a segunda divisão do DF de 2022.

No grupo A, apesar de duas derrotas consecutivas nas últimas rodadas, o Taguatinga Esporte Clube, do técnico Junior Araújo, chegou a primeira colocação com 12 pontos ganhos. O Gama, de Victor Santana, que corria o risco de até ser rebaixado até a última rodada, deu a volta por cima e chegou na segunda colocação do grupo, com 10 pontos. O Unaí, de Roberto Gaúcho, ficou com a mesma pontuação, mas na terceira posição. Por fim, o Luziânia, de Ricardo Antonio, com 9 pontos, conquistou a quarta vaga do grupo.

A grande decepção foi o desempenho do Real Brasília, clube que montou uma excelente estrutura fora de campo, tendo, inclusive, o estádio Defelê à sua disposição, mas sucumbiu, sendo rebaixado para a segunda divisão do DF, ao lado do Samambaia.

No grupo B, o Brasiliense, de Vilson Tadei, confirmou a melhor campanha da competição, com 100% de aproveitamento e o melhor ataque até aqui, com 18 gols marcados. O segundo colocado foi o surpreendente Capital Clube, do técnico Rogério Mancini, com 16 pontos ganhos e invicto ao lado do Brasiliense, com a melhor defesa, tendo somente dois gols sofridos. Quem teve uma recuperação excelente foi o tradicional Ceilândia Esporte Clube, do técnico Adelson de Almeida. Em uma tarde inspirada, aplicou a maior goleada da competição, 8 a 1 sobre o Samambaia, e chegou em terceiro do grupo, com 12 pontos. O Santa Maria, de Christian Ramos, alcançou a quarta vaga, com 5.

Os rebaixados foram o tradicional Sobradinho Esporte Clube, tricampeão candango, com somente um ponto ganho, e um dos representantes goianos na competição, o Formosa Esporte, que não pontuou neste Candangão.

QUARTAS DE FINAIS JÁ COMEÇAM NA QUARTA-FEIRA

Correndo contra o tempo, pois o campeonato foi paralisado várias vezes em função da Covid-19, a Federação de Futebol do Distrito Federal já anunciou a sequencia dos jogos das quartas de finais. Serão três rodadas com jogos somente de ida. Os dois melhores de cada grupo se classificam.

AS PARTIDAS DO GRUPO C SERÃO QUARTA-FEIRA AS 15:30 HORAS
• Taguatinga x Unaí, no estádio Serejão;
• Gama x Luziânia, no Abadião.

AS PARTIDAS DO GRUPO D SERÃO QUINTA-FEIRA AS 15:30 HORAS
• Brasiliense x Ceilândia, no estádio Serejão;
• Capital x Santa Maria, no Mané Garrincha.

Natural de Pelotas/RS, Sérgio Porto é jornalista com passagem pelas rádios Planalto AM, Clube AM, Nossa FM, Jovem Pan Brasil e DF10, parceira da Esportes Brasília. Também atua como repórter freelancer em diversas emissoras de rádio do país.

P