Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Brasiliense perde três mandos de campo por confusão na eliminação da Série D 2019

Escrito em

No julgamento ocorrido nesta segunda-feira (22), na Primeira Comissão Disciplinar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Brasiliense virou reu pelas confusões ocorridas no dia 23 de junho, na derrota de 2×1 para o Vitória/ES pela série D, com o time candango sendo eliminado da competição nacional.

Na oportunidade, após o encerramento do confronto, membros de uma torcida organizada do Brasiliense realizaram vários atos de vandalismo, inclusive, tentando invadir o setor de tribunas e área de imprensa. Os fatos foram relatados na súmula da partida pelo árbitro Alisson Sidnei Furtado, do Tocantins.

No julgamento realizado nesta segunda-feira no STJD, o clube candango foi punido por unanimidade de votos, sendo multado em R$ 15 mil e perdendo três mandos de campo.

Julgamento aconteceu nesta segunda-feira, no STJD. Brasiliense foi punido com perda de mando de campo e multa – Foto: Daniela Lameira/STJD

O Brasiliense infringiu o Artigo 213, incisos I, II e III do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: desordens em sua praça de desporto, invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo e lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo). Em cada um dos incisos, o jacaré foi multado em R$ 5 mil.

Já as perdas de mando de campo foram imputadas no parágrafo primeiro do mesmo Artigo (Quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial).

Com isto, como a Copa Verde é promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o confronto entre Brasiliense e Vitória/ES, válido pelo jogo da volta da primeira fase da Copa Verde, marcado para o dia 31 de julho no estádio Serejão, em Taguatinga, não deve contar com presença de torcedores.

A punição deve continuar sendo cumprida na Copa do Brasil e, dependendo do avanço na competição, na Copa Verde e na Série D 2020.

Enquanto isso, dentro de campo, o técnico Ricardo Antonio continua preparando a equipe para o primeiro jogo da Copa Verde 2019, marcado para este sábado (27), diante do Vitória, na capital capixaba. A expectativa é se o treinador do time candango poderá ou não utilizar o atacante Romarinho, que está em recuperação de lesão no joelho.

Natural de Pelotas/RS, Sérgio Porto é jornalista com passagem pelas rádios Planalto AM, Clube AM, Nossa FM, Jovem Pan Brasil e DF10, parceira da Esportes Brasília. Também atua como repórter freelancer em diversas emissoras de rádio do país.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P