Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Brasil oficializa candidatura para receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA em 2023

Escrito em

A CBF anunciou, no último mês de dezembro, de maneira oficial, a candidatura para receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA de 2023. Segundo a própria confederação, o documento, que projeta oito estados, foi entregue na sede da FIFA em Zurique, na Suíça. A CBF ainda fala sobre a geração de milhares de empregos.

A competição passaria por oito cidades, que também receberam a Copa do Mundo de 2014, e englobaria todas as regiões do país. São elas Belo Horizonte (Mineirão), Manaus (Arena Amazônia), Brasília (Mané Garrincha), Porto Alegre (Beira-Rio), Rio de Janeiro (Maracanã), Recife (Arena Pernambuco), São Paulo (Arena Corinthians) e Salvador (Fonte Nova).

Além dos estádios, que já estão prontos para a realização da competição, o projeto ainda aponta mais de 60 centros de treinamentos, 1000 hotéis e estruturas para os eventos relacionados à competição, como os sorteios. Os empregos, como mencionado, poderá bater a casa dos 40 mil.

Além do Brasil, a Colômbia, o Japão e uma candidatura conjunta entre Austrália e Nova Zelândia disputam a competição. Uma comissão da FIFA vai visitar esses países até o próximo mês de fevereiro, para avaliar as condições apresentadas.

As inspeções aos países que desejam sediar a competição, inclusive, já estão marcadas. O Brasil será o segundo país visitado pela FIFA, de 03 à 06 de fevereiro. Antes, a Colômbia será vistada. Após o país verde e amarelo, a comissão da entidade máxima visitará a Oceania e, por fim, no fim de fevereiro, o Japão.

A decisão de qual país sediará a Copa do Mundo Feminina da FIFA de 2023 sairá na reunião do Conselho da FIFA, que acontecerá no mês de junho, em Adis Abeba, capital da Etiópia.

Legado e Aprendizado

Como informado pela própria Esportes Brasília em novembro, durante a realização da Copa do Mundo sub 17, o Brasil já se credenciaria a grande eventos. Naquela época, Thiago Januzzi, coordenador geral da competição, falou sobre o assunto.

“As avaliações, tanto da FIFA como do próprio comitê local foi muito positiva porque as instalações utilizadas atenderam muito bem as delegações, a imprensa, todos os clientes, inclusive todos os torcedores que vieram prestigiar o evento e deixaram uma sensação positiva de quem participou do evento”, ressaltou, à época.

Entre os grandes eventos dos últimos anos, o Brasil recebeu a Copa das Confederações em 2013, Copa do Mundo de 2014, as Olimpíadas de 2016, a Copa América de 2019 e a própria Copa do Mundo sub 17.

Gabriel Lima é jornalista e editor executivo da Esportes Brasília. Já cobriu uma Copa do Mundo da FIFA (2019).

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P