Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Após empate no tempo normal, Flamengo bate Palmeiras nos pênaltis e conquista Supercopa do Brasil

Escrito em

Fotos: Julia Luisa/Agência EB

Em uma partida de futebol espetacular nos 90 minutos, Diego Alves se garantiu nas cobranças de pênaltis, defendeu quatro cobranças palmeirenses após o 2×2 no tempo regulamentar, e o Flamengo se sagrou campeão da Supercopa do Brasil. Gabigol e Arrascaeta marcaram para o Flamengo e Raphael Veiga, duas vezes, anotou os gols do Palmeiras. No pênalti decisivo, Rodrigo Caio marcou para o Rubro Negro.

COMEÇO ALUCINANTE

E não deu nem pra respirar. Raphael Veiga, logo com um minuto de jogo, abriu o placar em um golaço. Após chutão de Diego Alves para frente, Felipe Melo cutucou de cabeça no alto, a bola sobrou para Raphael Veiga, que de calcanhar deu uma meia lua em William Arão e tocou na saída do goleiro rubro negro.

Aos 11 minutos, a primeira finalização do Flamengo. Boa trama de Éverton Ribeiro e Isla pelo lado direito, o chileno achou Gabigol na meia lua da grande área, o camisa nove bateu prensado na marcação alviverde. O Flamengo seguiu tentando. Aos 15, Éverton Ribeiro pegou sobra de escanteio, dominou no peito e mandou de perna direita, mas a bola subiu demais.

Aos 16 minutos, Zé Rafael pifou Rony por trás da zaga, o atacante recebeu livre, mas bateu fraco e rasteiro. Diego Alves não teve problema para defender. O jogo pegou fogo a partir de então. Logo aos 17, Diego Ribas arriscou de longe e Weverton fez boa defesa. Aos 18, Marcos Rocha puxou contra ataque, chegou até a área e chutou nas mãos do goleiro rubro negro. Na sequência a resposta carioca. Bela jogada do ataque do Flamengo e Arrascaeta apareceu livre na área, mas chutou para fora.

Aos 23, o empate rubro negro. Jogadaça de Filipe Luís pelo lado esquerdo, o lateral costurou toda a defesa do Palmeiras e finalizou na trave, no rebote, Gabigol, sempre no lugar certo e na hora certa, empurrou para a rede. O Alviverde respondeu aos 29 minutos. Wesley deixou Breno Lopes na cara do gol, o atacante driblou o goleiro flamenguista e finalizou, mas Filipe Luís, de maneira espetacular, salvou o Flamengo em cima da linha. Raphael Veiga ainda tentou aproveitar o lance, mas Diego Alves fez boa defesa na finalização do camisa 23.

Aos 30 minutos, o árbitro Leandro Pedro Vuaden, ordenou uma parada técnica para reidratação dos atletas. Depois desse pequeno intervalo o ritmo do jogo caiu, mas os ânimos fora das quatro linhas seguiram a todo vapor. Tanto que aos 35, o treinador Abel Ferreira foi expulso após muita reclamação com o árbitro da partida devido a algumas faltas no meio de campo e a falta de critério da arbitragem.

Já com 38, o VAR entrou em ação no Mané Garrincha. Wesley recebeu de Veiga na ponta esquerda e Isla deu uma rasteira no camisa 11 palmeirense. Leandro Vuaden assinalou pênalti no primeiro momento, mas com o auxílio do VAR, marcou falta por conta do contato ter sido fora da grande área rubro-negra. Na cobrança de falta, Veiga obrigou Diego Alves a fazer uma belíssima defesa de mão trocada.

Na marca dos 40 minutos mais uma jogada do ataque do Flamengo. Gabigol deu um lançamento magistral para Bruno Henrique na ponta esquerda. Marcos Rocha não conseguiu alcançar e o camisa 27 ficou na cara do gol, mas Weverton operou um milagre à queima roupa em Brasília. O clube da Gávea seguiu em cima dos paulistas e a virada não demorou a chegar.

Com 48 minutos, Arrascaeta recebeu no lado esquerdo, trouxe para o meio, e bateu no contrapé do goleiro palmeirense, que nem conseguiu se atirar na bola. Um golaço de rara inteligência do uruguaio. O Verdão ainda tentou uma resposta no primeiro tempo. Raphael Veiga arriscou de longe em uma cobrança de falta em jogada ensaiada e obrigou, mais uma vez, o goleiro Diego Alves a fazer uma importante defesa.

TENSÃO E EMPATE ALVIVERDE

O Palmeiras voltou com mais ímpeto que o Flamengo. Com um minuto, Gabriel Menino arriscou de longe e a bola passou rente a trave de Diego Alves. A resposta rubro negra veio com Gabigol, depois de boa trama do camisa nove e Éverton Ribeiro, o atacante recebeu sem ângulo e bateu cruzado, mas Weverton apareceu para interceptar.

O ritmo das equipes deu uma boa diminuída em relação à primeira etapa. Aos 8, Gabi recebeu pelo meio e finalizou por cima do gol de Weverton. Depois desse lance os paulistas resolveram acordar. Em contra-ataque puxado por Danilo, que entrou no lugar de Felipe Melo no intervalo, o camisa 28 chegou até a área e finalizou fraco e rasteiro, enquanto tinha Wesley pedindo livre pelo lado esquerdo.

A pressão alviverde tomou forma com a cabeçada de Gustavo Goméz após cobrança de escanteio, que obrigou Diego Alves a fazer excelente intervenção. Dois minutos depois, mais uma chegada do Palmeiras. Mayke, que entrou no segundo tempo, achou Rony na grande área, o camisa 7 cabeceou firme e a bola passou muito perto do gol flamenguista.

Na marca dos 25 minutos, excelente contra-ataque puxado por Rony, o atacante foi brigando até a área com Rodrigo Caio e caiu na área. Leandro Voaden assinalou o pênalti. Na cobrança, Veiga bateu com maestria e empatou a partida. O segundo gol do camisa 23 no jogo.

Emoção de novo só aos 40 minutos. Puxada de contra ataque de Bruno Henrique para o Flamengo, o camisa 27 acionou Arrascaeta, que bateu prensado em cima de Gustavo Goméz, na sobra, Vitinho recebeu na ponta direita e bateu de esquerda para Weverton fazer uma defesa espetacular, a bola caprichosamente ainda bateu na trave e voltou para o camisa 21 palmeirense.

Com 48 minutos no relógio na segunda etapa, Gabriel Barbosa finalizou sem ângulo, a bola bateu em Weverton e espirrou para trás, mas antes da bola cruzar a linha o goleiro alviverde segurou a bola. Na marca dos 51 minutos, Voaden apitou o fim de jogo, e a decisão foi para as penalidades máximas.

BRILHA A ESTRELA DE DIEGO ALVES

Nos pênaltis, Rodrigo Caio bateu a última cobrança e garantiu o título para o Flamengo. Filipe Luís, Matheuzinho e Pepê perderam as suas cobranças pelo Flamengo. Luan, Danilo, Gabriel Menino e Mayke erraram as cobranças do Palmeiras. Depois de Diego Alves defender quatro cobranças, o zagueiro rubro negro bateu no cantinho de Weverton a 18° cobrança da disputa e carimbou o título da Supercopa do Brasil.

Jogadores do Flamengo comemoram título da Supercopa do Brasil – Foto: Julia Luisa/Agência EB

SUPERCOPA DO BRASIL
FLAMENGO 2 (6) X (5) 2 PALMEIRAS
11.04.21 – ESTÁDIO MANÉ GARRINCHA – BRASÍLIA/DF

GOLS:
Veiga (1´1° tempo e 28´2° tempo); Gabigol (23´1° tempo) e Arrascaeta (48´1° tempo)

CARTÕES AMARELOS:
Isla, Arão e Rodrigo Caio (Flamengo)
Mayke, Luan, Felipe Melo e Wesley (Palmeiras).

CARTÕES VERMELHOS:
Abel Ferreira (Palmeiras)

FLAMENGO
Diego Alves; Isla (Matheuzinho), Rodrigo Caio, Arão, Filipe Luís; Diego (João Gomes), Gerson (Pepê), Éverton Ribeiro (Vitinho), Arrascaeta, Bruno Henrique (Michael), Gabigol.
Técnico: Rogério Ceni

PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Luan, Gustavo Goméz, Viña; Felipe Melo (Danilo), Zé Rafael (Gabriel Menino), Raphael Veiga; Breno Lopes, Wesley (Gabriel Verón), Rony (Gustavo Scarpa).
Técnico: Abel Ferreira

Gabriel Spies é jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e é comentarista das transmissões de rádio e televisão da Esportes Brasília.

P