Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

A cidade parou e o Gama voltou! Alviverde vence, vai à final e garante calendário em 2020

Escrito em

Gama x Real

Com mais de cinco mil presentes no estádio Bezerrão, o Gama bateu o Real por 1×0 e está classificado para a final do Candangão 2019 após quatro anos distante da decisão. Talvez mais importante que isso, o alviverde garantiu presença na Copa do Brasil e na Série D de 2020. A torcida, extasiada e feliz com as vagas nas competições nacionais, seguiu pelos arredores do estádio até horas depois do duelo, fazendo uma festa verde na cidade.

Lá e cá

O duelo começou com chances para os dois lados. Logo aos dois minutos, Jefferson Maranhão testou o goleiro do Real com um chute de fora da área. Aos quatro, Kaio Nunes recebeu lançamento, dominou no peito e bateu por cima do gol, desperdiçando chance criada pelo Real.

Empurrado pela torcida apaixonada, o Gama continuava a pressão. Um minuto depois, Tarta foi a linha de fundo e passou para Nunes, que dentro da pequena área, não conseguiu aproveitar. O Real respondeu com Paulinho. O atacante recebeu lançamento, ganhou na corrida e chutou sobre o gol defendido por Rodrigo Calaça.

Artifício muito usado pelo Gama, as bolas paradas foram mais perigosas para o Leão do Planalto, desta vez. Aos 16′, Filipe Cine cobrou falta no canto direito e assustou Calaça. A pressão do Real continuava, porém, o Gama se defendia bem. Wagner Balotelli e Felipe Tavares ganharam quase todas no mano a mano.

O relógio marcava 39 minutos quando o Gama aumentou a vantagem na semifinal. Gilsinho, em frente a grande área, tocou para Felipe Tavares, que achou Tarta livre e passou. O meia do Gama deu um tapa com o lado externo do pé e mandou para o fundo das redes: Gama 1×0 Real.

A situação do Real era a seguinte: o time precisava fazer três gols e não tomar mais nenhum. Dureza, né?! A situação piorou aos 44′, quando o capitão e camisa 10, Filipe Cirne, levantou a perna na altura rosto do adversário e recebeu cartão vermelho.

O técnico Paulo Ferreira voltou para o segundo tempo com novidade para recompor a meiuca: colocou Rangel no lugar de Paulinho. No entanto, era o Gama quem atacava. Aos quatro minutos, Gilsinho foi limpando a defesa do Real e tocou para Nunes, que chutou em cima do goleiro Leo Rodrigues.

Na altura dos 10 minutos, o Real não esboçava reação para tentar o placar. A torcida no estádio Bezerrão soube naquele momento que o Brasiliense estava classificado para a final. Em campo, o Gama tentava ampliar. Aos 20′, em cobrança de escanteio pelo lado direito, Wisman desviou e Nunes marcou, mas em posição irregular.

Com um a menos, o Real só atacava nas bolas paradas. Aos 26′, em falta frontal à grande área, Andrei Alba cobrou no cantinho e Calaça fez uma ponte excepcional e espalmou para escanteio. Aos 28′, após cobrança curta de escanteio, Caíque chapou de fora da área e a bola carimbou o travessão.

O técnico Paulo Pereira partiu para o tudo ou nada ao tirar o lateral Caique e colocar o atacante Emanuel. Porém, de nada adiantou. A torcida alviverde já fazia festa na arquibancada e o adversário aurianil já não tinha forças para reagir. Aos gamenses, foi só esperar o fim do jogo para, enfim, sacramentar a final contra o Brasiliense e a participação na Série D do Brasileirão e na Copa do Brasil de 2020.

Tiago Gaúcho, lesionado, não jogou, mas estava presente para apoiar os companheiros. Foto: Júlio César Silva/Agência EB

Agora é clássico, e é o maior clássico do DF! Gama e Brasiliense fazem a final do Candangão 2019 em duas partidas, ambas no Estádio Nacional Mané Garrincha. Os duelos rolam nos próximos dois sábados, 13 e 20, sem vantagem de gol fora ou melhor campanha nas fases anteriores.

A tranquilidade de quem levou o Gama à final após quatro anos.
Foto: Júlio César Silva/Agência EB

CANDANGÃO 2019 – SEMIFINAL – VOLTA
GAMA 1×0 REAL
07/04/2019 – ESTÁDIO BEZERRÃO – GAMA-DF

Arbitragem: Savio Sampaio
Assistentes 1 e 2: Ciro Chaban e José Ricardo
Quarto árbitro: Maguielson Lima

Público: 5145 pessoas
Renda: R$ 60.320,00

Cartões amarelos: Gustavo e Nunes (Gama); Hyago (Real)
Cartão vermelho: Felipe Cirne

Gol: Tarta, aos 39 minutos do 1 tempo;

GAMA
Rodrigo Calaça; Rafael Tavares, Gustavo Henrique, Emerson Silva e Mário Henrique; Wagner Balotelli, Tarta e Gilsinho (Gordo); Jefferson Maranhão, Wisman (Felipe Werley) e Nunes (Betinho)
Técnico: Vilson Tadei

REAL
Léo Rodrigues; Caíque (Emanuel), Jailton, Hyago e China; Paulinho (Murillo Magno), Robinho, Andrei Alba e Felipe Cirne; Daniel (Rangel) e Kaio Nunes.
Técnico: Paulo Pereira.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P