Siga Nossas Redes Sociais

Ponto a Ponto

Ponto a ponto, conheça os jogadores de Chile e Colômbia

Escrito em

Por Elvio Andrade

Goleiros => Ospina x Arias

O goleiro colombiano se destacou pela seleção na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, o goleiro pertencia ao Nice-FRA quando foi um dos goleiros latinos americanos que foram destaques na Copa do Mundo de 2014 no Brasil junto de Kaylor Navas da Costa Rica; após a Copa do Mundo, o Arsenal acertou a contratação do goleiro colombiano. O goleiro argentino naturalizado chileno se destacou nessa temporada junto ao Racing-ARG sendo Campeão Argentino. É uma das poucas mudanças da equipe bicampeã da Copa América, além da mudança de Arias para o lugar de Bravo, Maripán entrou na zaga, enquanto Mena e Valdivia saíram da equipe.

Lateral Direita => Medina x Isla

O lateral colombiano é um dos poucos que não jogam na Europa, defende o clube do Pachuca-MEX. Foi campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF pelo clube mexicano e revelado pelo Atlético Nacional-COL. O lateral chileno foi revelado pelo Universidad Católica, dali partiu para Udinese, Juventus e Cagliari, até chegar ao seu atual clube Fenerbahce-TUR. Foi premiado como lateral da seleção ideal da Copa América Centenário 2016 e luta com Daniel Alves pelo prêmio dessa Copa América.

Zagueiros -> Davinson Sánchez e Mina x Medel e Maripán

A dupla de zaga da Colômbia assusta com a altura e qualidade, apesar da imprevisibilidade do zagueiro Mina podendo ser herói ou algoz. Teve excelente fase jogando pelo Palmeiras conquistando titulo do Brasileiro de 2016, mas não surpreendeu no Barcelona e nem tampouco no Everton-ING. A dupla de zaga da Colômbia joga na Premier League, enquanto Sánchez é zagueiro do vice campeão da Champions League, Tottenham Spurs; Mina se destacou na última Copa do Mundo na Rússia marcando 3 gols de cabeça; se tornando o maior artilheiro não europeu da competição.

Medel esteve na final da Copa América de 2015, portanto esteve em campo nas duas finais de Copa América vencendo as duas. O treinador chileno observando o envelhecimento de sua defesa preferiu adicionar Maripán. No jogo contra o Uruguai enfrentou com 3 zagueiros, além de Medel e Maripán havia Jara. O técnico Rueda preferiu ousar retirando um dos zagueiros para acrescentar na linha ofensiva com Fuenzalida, evitando que o Chile chamasse a Colômbia para seu campo de defesa. O zagueiro chileno, Maripán, joga no futebol espanhol do Alavés, clube que o contratou após 5 temporadas no Universidad Católica-CHI.

Lateral Esquerda -> Tesillo x Beaseujour

Tesillo, jogador do Indepediente Santa Fé, atleta tático que possui limitações, porém consegue efetuar a função sem causar maiores danos a defesa colombiana. Quando tenta participar de jogadas ofensivas possui êxito nos passes e dribles na linha de fundo, não é um bom finalizado. Beasejour é o jogador mais experiente junto de Aléxis Sanchez, o lateral é um excelente cruzador, possui avantajada força física e excelente cobrador de pênalti. No treinamento para o jogo contra a Colômbia o jogador obteve 100% nesse fundamento. O jogador já atuou no Grêmio, Wigan-ING, Colo Colo, mas hoje pertence a Universidad de Chile, mesmo sendo revelado pela Universidad Católica.

Volantes -> Uribe e Barrios x Pulgar e Vidal

Uribe é jogador do América-MEX, possui 28 anos e excelente entrosamento com seu parceiro de posição, Barrios. O volante Barrios acertou com o Zenit-RUS, após uma excelente passagem pelo Boca Juniors conquistando um bicampeonato Argentino 2016-2017 e 2017-2018. Pulgar esteve presente no segundo titulo do Chile, mas ainda não era titular. O jogador de 25 anos pertence ao Bolonha e atua na nova geração chilena que tenta assegurar o tri campeonato. Arturo Vidal é exemplo de raça e determinação. O jogador já passou por Juventus, Bayer Munchen e hoje pertence ao Barcelona. Vidal tem seu nome especulado por clubes italianos como Milan e Internazionale, além de surgir até como pedido da torcida do Flamengo. O jogador já demonstrou interesse em vestir a camisa rubro negra e cogitou encerrar a carreira no Rio de Janeiro.

Meio Campo -> Cuadrado e James Rodriguez x Aránguiz e Fuenzalida

A dupla colombiana é tida como os destaques na posição, enquanto James Rodríguez, artilheiro da Copa do Mundo de 2014, vem sendo destaque na sua seleção e não mantém a mesma qualidade nos clubes em que joga. Devido a isso, o jogador foi colocado em negociação pelo Real Madrid e só saberemos desfechos após a Copa América. Porém, o técnico italiano Carlo Ancelloti demonstrou interesse em contar com o atleta para próxima temporada no Napoli. Enquanto o Cuadrado é um excelente meia e articulador pela pontas, sendo um jogador importante nos clubes que jogou, tanto no Chelsea-ING, quanto no atual clube Juventus-ITA.

O jogador chileno Aránguiz é líder de assistências para gol, além de ser o líder para passes que se transformaram em chances de gol junto de James Rodríguez e Coutinho na competição. O meia atua pelo Bayer Leverkussen, mas é conhecido da torcida colorada. Enquanto Fuenzalida já atuou pelo Boca Juniors e pertence a Universidad Católica. O atleta caminha para o final da sua carreira com dois títulos de Copa América na década.

Atacante -> Falcão Garcia e Martínez x Vargas e Aléxis Sánchez

Aos 33 anos, Falcão Garcia deseja encerrar sua carreira levando a seleção colombiana o mais distante possível na Copa América, o centroavante deu volta por cima após passagem ao futebol inglês sem sucesso no Manchester United e no Chelsea, o jogador retornou ao Mônaco e conquistou título francês além de eliminar o temido Manchester City de Pepe Guardiola na penúltima Champions League. Roger Martínez é atacante do América-MEX, autor do primeiro gol colombiano da Copa América disputa a vaga titular com Duván Zapata após Muriel sair lesionado ainda no primeiro tempo do jogo contra Argentina. A dupla chilena possui um diferencial, além de possuir características similares e obter um toque de bola envolvente, possui perigo em jogadas em profundidade junto a linha de fundo. A dupla chilena vem apresentando melhor futebol na seleção do que nos clubes que vem passando. Alexis Sanchez marcou na Copa América o mesmo tanto de gols que na temporada pelo Manchester United.

Técnico -> Carlos Queiróz x Reinaldo Rueda

O técnico moçambicano Carlos Queiróz foi auxiliar no Manchester United de Alex Fergunson, treinou a seleção portuguesa e iraniana antes de aceitar o comando da seleção colombiana. O técnico Rueda é colombiano e já treinou a seleção colombiana de 2004 a 2006, além disso treinou a seleção hondurenha e equatoriana antes de chegar ao Flamengo. Aceitou comandar a seleção chilena com experiência de trabalhos em seleções sul-americanas para esse novo desafio. Provavelmente é o melhor técnico ao lado de Óscar Tábarez da Copa América.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P