Siga Nossas Redes Sociais

De Olho nas Olimpíadas

Jogador sérvio e treinador húngaro são algumas das estrelas da seleção brasileira de polo aquático

Escrito em

Tem gol, mas não é futebol, tem piscina, mas não é natação. O polo aquático é um esporte coletivo que se assemelha às regras do handball, e também conhecido como o hugby aquático. A modalidade é disputada em Jogos Olímpicos desde 1900, com o torneio masculino. O feminino foi introduzido cem anos mais tarde durante os Jogos do ano 2000 em Sidney.

A seleção brasileira masculina de polo aquático vai contar com uma mãozinha estrangeira, como é o caso do sérvio naturalizado brasileiro, que irá atuar na defesa verde e amarela. Após os Jogos olímpicos de Londres 2012, Slobodan Soro, 37, decidiu que não defenderia mais a Sérvia e optou pelo Brasil.

Soro é considerado um dos melhores goleiros do mundo, foi bronze olímpico em Pequim 2008 e Londres 2012 e campeão mundial em 2009. Além de contar com outros atletas naturalizados, a seleção brasileira também conta com o técnico croata Katko Rudic, quem tem um currículo vitorioso (quatro medalhas de ouro e uma de bronze em Jogos Olímpicos).

Campeonato Sul-Americano Absoluto de Esportes Aquaticos - Foto: Satiro Sodre/Divulgação CBDA

Campeonato Sul-Americano Absoluto de Esportes Aquaticos – Foto: Satiro Sodre/Divulgação CBDA

Entendendo as regras: diferentemente do futebol em que não há tempo estipulado para se executar as jogadas, no polo aquático, os competidores devem movimentar a bola em 24 segundos. O jogo é dividido em 04 partes de 08min de tempo útil, ou seja, sempre que a bola está dentro dos limites da piscina que tem 30m x 20m. As equipes são formadas por 7 jogadores incluindo o goleiro.

Quanto aos arremessos, não se pode socar a bola e nem segurá-la com as duas mãos simultaneamente. É proibido afundar a bola, segurar o adversário ou impedir o arremesso dele. Os jogadores ficam impedidos de tocar o fundo ou as bordas da piscina.

Você sabe o que é splashing? E otval ou drop? Algumas terminologias são um tanto desconhecidas do torcedor brasileiro, mas ainda dá tempo de aprender até o início das competições. Então vamos lá: splashing é quando um atleta joga água no rosto do rival. Otval é quando há simulação de mudança de direção e drop é a estratégia na qual os jogadores abandonam a defesa e vão proteger o centro da piscina.

Curiosidade olímpica
Nas piscinas do polo aquático, nenhuma seleção é tão respeitada e temida quanto a da Hungria. Com 15 medalhas olímpicas na bagagem, os húngaros só são superados por uma equipe entre todos os esportes: a Seleção Norte-Americana de basquete que conquistaram 14 medalhas de ouro nas quadras. A Seleção Húngara de polo aquático vem em segundo lugar, com nove títulos.

Brasileiros bom de briga: Los Angeles 1932. Depois de perder da Alemanha no polo aquático (7 a 3) e saudar os rivais, os jogadores da seleção brasileira saíram da piscina e simplesmente caíram matando em cima do árbitro húngaro. O resultado? Claro que o time todo foi suspenso e os jogos seguintes foram dados como perdidos por WO.

As competições acontecerão no Estádio Olímpico de Esportes Aquáticos, no Parque Olímpico da Barrada Tijuca, Rio de Janeiro e certamente será palco de grandes emoções nos Jogos Rio 2016.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P