Siga Nossas Redes Sociais

De Olho nas Olimpíadas

Contagem regressiva para a cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016

Escrito em

Daqui a alguns dias chegará finalmente um dos momentos mais especiais e esperados da Olimpíada Rio 2016, que é a Cerimônia de Abertura. Por isso, tanta expectativa com relação ao que será apresentado nas coreografias e musicais e, principalmente, de que maneira e por quem será acesa a pira olímpica no Estádio do Maracanã, no próximo dia 05 de agosto. Muito se especulou, mas esse tem sido um segredo guardado a sete chaves. No entanto, podemos esperar boas surpresas, afinal, criatividade, carisma e gingado, não faltam ao nosso povo. O grande desafio será mostrar toda a diversidade cultural brasileira.

Enquanto aguardamos o grande dia, as delegações começam a chegar e a colorir a Vila Olímpica. Atletas famosos e anônimos, socializam e trocam experiências, na área internacional. As cores representativas de seus países se misturam, e, por alguns momentos, se esquecem do sentimento de competitividade, num misto de diversão, concentração e festividade. A cidade já entrou no espírito olímpico de confraternização, alegria, expectativas, sonhos e muito mais. Mas enquanto aguardamos a próxima sexta-feira chegar, vamos lembrar alguns momentos marcantes das melhores cerimônias de aberturas até agora:

Londres 2012: O ponto alto da cerimônia foi quando jovens atletas britânicos acenderam a pira olímpica – essa foi uma das surpresas da festa, já que historicamente apenas um atleta tem essa honraria. O fogo simbólico chegou ao estádio por uma lancha pilotada pelo jogador de futebol David Beckham e o ex-Beatle Paul McCartney emocionou as 80 mil pessoas presentes no Estádio Olímpico. A festa ainda combinou alguns dos mais conhecidos elementos da literatura, da nobreza, do cinema e do pop.

Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Londres 2012 foi assistida por mais de 900 milhões de telespectadores - Foto: Jamie Squire/Brasil 2016

Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Londres 2012 foi assistida por mais de 900 milhões de telespectadores – Foto: Jamie Squire/Brasil 2016

Pequim 2008: A abertura dos jogos chineses realmente foi um divisor de águas no mundo das cerimônias, tudo era preciso, grandioso, cheio de ousadia e espetacular. A cerimônia começou contando um pouco da história da civilização milenar chinesa apresentada com muitas luzes e coreografia. Outro grande destaque foi para o Estádio Nacional de Pequim, o famoso “ninho do pássaro”, devido à sua arquitetura original.

Atenas 2004: Os idealizadores surpreenderam o público com o uso de efeitos pirotécnicos, alta tecnologia, coreografias simples mas com bastante significado e a apresentação da cantora islandesa Björk, com uma música especialmente composta para o evento. A cerimônia, remetendo à antigüidade, explorou ao máximo o fato de os gregos terem criado a Olimpíada.

Barcelona 1992: A grande surpresa foi quando Antonio Rebollo usou um arco e flecha em chamas para acender a pira olímpica, que marcou o ano das olimpíadas espanholas. Um dos momentos mais emocionantes foi quando apareceu no vídeo antes do cerimonial, a canção “Barcelona”, com a cantora lírica Montserrat Caballé e o eterno Freddie Mercury, que havia falecido em novembro de 1991.

Los Angeles 1984: Quem poderia imaginar ver um homem entrando voando dentro do estádio olímpico? Foi um momento que reacendeu os sonhos de infância de milhares de espectadores, numa demonstração da tecnologia dos anfitriões.

Curiosidades
• A famosa bandeira olímpica, com cinco arcos representando os continentes, foi elaborada por Pierre de Coubertin, em 1913. Ela foi hasteada pela primeira vez nos Jogos Olímpicos da Antuérpia em 1920.
• O fogo olímpico foi introduzido, pela primeira vez, na cerimônia olímpica nos Jogos Olímpicos de 1928 em Amsterdã.
• Nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, com apenas 9 anos, Lin Miaoke cativou o mundo por sua beleza e, principalmente, por sua linda voz ao interpretar a canção “Ode a mãe Terra”. No entanto, tudo não passou de uma atuação, pois a dona da voz incomparável se chamava Yang Peiyi, uma menina que interpretou a canção nos bastidores e que foi barrada pelos organizadores por não ser bonita. Esse ocorrido foi confirmado por Chen Qigang, diretor musical da cerimônia, que alegou que a menina teria que aparecer perfeita na frente das câmeras. Curioso também foi que os fogos de artifício só apareceram na TV, já que na realidade não existiram.

A transmissão da cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016 será feita para todo o mundo e terá início às 20h, horário de Brasília. A grande novidade é que a abertura dos Jogos Olímpicos do Rio também será transmitida nas salas da rede Cinemark de todo o Brasil.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P