Siga Nossas Redes Sociais

De Olho nas Olimpíadas

Centro Olímpico de Tênis aguada as grandes feras da modalidade

Escrito em

O Centro Olímpico de Tênis, construído no Parque Olímpico da Barra para os Jogos Olímpicos Rio 2016, conta com 16 quadras, sendo algumas temporárias. Toda a estrutura da quadra central, com capacidade para 10 mil espectadores, e outra menor para 3.000, será permanente e fará parte de um dos principais legados de equipamentos esportivos dos Jogos, por reunirem as mais modernas instalações. Após os Jogos, as quadras permanentes farão parte do Centro Olímpico de Treinamento (COT), para atletas de alto rendimento.

Considerado até pouco tempo como esporte de elite, o tênis se popularizou graças ao sucesso de Gustavo Kuerten, o Guga, e atualmente no Brasil cada vez mais pessoas vem se aventurando a praticá-lo, seja por diversão ou profissão. O tênis fez sua estreia olímpica em Atenas 1896, primeira edição da era moderna. As mulheres começaram sua participação em Paris no ano de 1900. O jogo de tênis pode ser simples entre homens e mulheres ou em duplas, masculino e feminino ou duplas mistas. A partir dos Jogos de Sydney (2000), o tênis olímpico começou a contar pontos para o ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), atraindo os principais nomes do esporte, que antes desprezavam as Olimpíadas para priorizar a preparação para outros torneios.

Arena principal do Centro Olímpico de Tênis dos Jogos Rio 2016 - Foto: J. P. Engelbrecht/Fotos Públicas

Arena principal do Centro Olímpico de Tênis dos Jogos Rio 2016 – Foto: J. P. Engelbrecht/Fotos Públicas

Como se joga
As partidas são disputadas em 03 sets, cada um composto por 06 games. Cada game tem 04 pontos contados da seguinte forma: 15, 30, 40 e o último que encerra o game. Quando o game está empatado em 40 iguais, vence aquele que fizer dois pontos seguidos. O primeiro ponto após os 40 iguais é chamado de vantagem. Ganha o set quem vencer primeiro os 6 games. Caso haja um empate de 5 a 5, tem-se mais 02 games e caso haja novo empate de 6 a 6, o set é decidido em um tie break de até sete pontos.

Na final olímpica simples masculina, a partida é decidida em 05 sets, com os primeiros disputados no formato de tie-break. O set final é decidido por uma diferença de dois games.

Entenda os lances
Forehand: quando a palma da mão que segura a raquete está apontada para a bola no ato da rebatida.
Backhand: é o oposto do forehand, pois o golpe é executado quando as “costas” ou parte de cima da mão que segura a raquete está apontada para a bola no ato da rebatida. O golpe é dado do lado esquerdo do destro ou do direito do canhoto.
Drop Shot ou a famosa “deixadinha”: é um golpe em que um tenista lança a bola rente à rede e sem força, de modo a dificultar a devolução. Geralmente esse golpe é dado com um slice.
Slice: Efeito contrário do top spim. O golpe executado com o movimento da raquete sendo feito de cima para baixo, fazendo com que a bola gire para trás e, ao quicar, ela desce.
Top spim: é o efeito mais usado no tênis em que o jogador rebate a bolinha executando o golpe com o movimento da raquete sendo feito de baixo para cima. Dessa forma a bola gira para frente e, ao quicar, ela sobe.
Smash: é como se fosse a cortada no vôlei. No tênis, é quando um jogador rebate uma bola alta posicionada acima da sua cabeça e sua execução assemelha-se ao saque.
Voleio: é executado geralmente próximo à rede e a rebatida é feita antes que a bola toque no chão.
Lob: golpe defensivo em que o jogador tenta cobrir o oponente com uma bola alta jogada no fundo da quadra. Caso a jogada não seja bem executada, o oponente poderá devolver a bola com um smash.

Fique atento ao horário! Arena fica na Cidade Olímpica - Foto: J. P. Engelbrecht/Fotos Públicas

Fique atento ao horário! Arena fica na Cidade Olímpica – Foto: J. P. Engelbrecht/Fotos Públicas

Grandes nomes
Tenistas famosos como Roger Federer, Andy Murray, Rafael Nadal e Serena Williams já subiram mais alto no pódio em competições olímpicas. Nos Jogos do Rio 2016, grandes nomes do esporte são aguardados como o atual campeão de Rolland Garros, Novak Djokovic. Outras feras como Roger Federer e Rafael Nadal (ouro olímpico em Pequim 2008), também virão com tudo para tirar o título Olímpico de Andy Murray. No feminino veremos nomes como Serena Williams (4 medalhas de ouro olímpicas), Ana Ivanovic (ex número 1 do mundo), e outras grandes atletas com potencial para disputar o ouro.

Memória olímpica
• O “rei” dos aces em 1997 foi Goran Ivanisevic com 1048 aces em 71 jogos.
• Quem liderou por mais tempo o ranking da WTA foi Steffi Graf por 374 semanas.
• Gustavo Kuerten, o Guga, esteve em Sidney 2000 e Atenas 2004 mas perdeu para os tenistas que deixariam os torneios com a medalha de ouro – o russo Yevgeny Kafelnikov e o chileno Nicolás Massú.
• A melhor participação brasileira em Jogos Olímpicos foi de Fernando Meligeni, que ficou com o quarto lugar em Atlanta 1996.

Dicas para o torcedor:
Evite circular e fazer barulho durante as partidas. O silêncio é importante para a concentração dos atletas. O uso de flash não é permitido. Chegue cedo, pois provavelmente terá que esperar pelo intervalo para entrar, caso a partida já tenha começado. Os portões abrem 90min antes do início do jogo. Fique de olho no calendário das competições!

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P