Siga Nossas Redes Sociais

Basquete

Universo Brasilia estreia no NBB11 com clássico na capital federal

Escrito em

Na manhã desta segunda-feira (20), o Universo/Brasília conheceu o caminho para voltar a brilhar no cenário nacional. Já na estreia, a equipe volta a viver o clássico que decidiu dois NBBs e uma liga Liga Sul-Americana de Basquete, além do Campeonato Brasileiro de Basquete de 2008. No dia 15 de no outubro, os brasilienses recebem o Flamengo. A última vez que esse confronto aconteceu foi em 2016/2017, quando o time da capital perdeu o 1patrocinador Master e deixou o NBB.

As duas equipes dominaram o basquete brasileiro durante oito anos, quando o Universo levantou quatro taças nacionais e o Flamengo subiu no lugar mais alto do pódio em cinco oportunidades. Dessas, duas finais foram do NBB e uma do antigo Campeonato Brasileiro Masculino foram decididas entre os esquadrões, com os cariocas levando a melhor em duas oportunidades (2008 e 2008/2009 – NBB 1). Os brasilienses se sagraram campeões em 2009/2010, no NBB 2.

Em 2016/2017, último ano do Brasília na elite do basquete nacional, foram dois confrontos entre as equipes, com duas vitórias para o UniCEUB, 95×83 na capital e 77×71 no Rio de Janeiro. Naquele ano, ambos times foram eliminados pelo Bauru-SP, que, mais tarde, se tornaria a primeira terceira equipe vencedora do torneio – até aquele momento, somente os brasilienses e os cariocas haviam sido campeões.

Antes de encerrar o vitorios vínculo com o basquete de Brasília, a Universo ainda levantou o título da Liga das Américas de 2008/2009 após vitória sobre o Halcones Xalapa, do México. Após o sucesso, a Universidade apostou na modalidade em Belo Horizonte e na Bahia, onde esteve patrocinando o Vitória no último NBB.

No ano em que o UniCEUB se transformou no principal patrocinador da equipe, a rivalidade se estendeu para a América do Sul. Em 2010, em uma final de jogo único, disputada no Rio de Janeiro, o Brasília derrotou o Flamengo por 96×86 e conquistou a Liga Sul-Americana de Basquete.

Após o confronto contra o maior campeão da história do NBB, o Universo/Brasília encara outra equipe histórica no cenário do basquete nacional. No dia 24 de outubro, os brasilienses viajam para São Paulo e medem forças contra o Corinthians, campeão da Liga Ouro de 2017/2018 e que retorna a elite do basquete nacional após 21 anos.

Depois de estrear em casa, o Universo Brasília realiza dois jogos fora de casa: enfrenta o Corinthians e o Mogi das Cruzes, em São Paulo/SP.

Gabriel Lima é jornalista e editor executivo da Esportes Brasília. Já cobriu uma Copa do Mundo da FIFA (2019).

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P