Siga Nossas Redes Sociais

Basquete

UniCEUB/Brasília bate donos da casa e segue na Liga das Américas

Escrito em

O UniCEUB/Brasília enfrentou o Guaros de Lara, da Venezuela, pela última rodada da primeira fase da Liga das Américas de basquete e, em um jogo emocionante, venceu por 75×73 e confirmou a classificação para a segunda fase da competição.

No primeiro quarto, a equipe venezuelana colocou pressão nos candangos e venceu por apenas quatro pontos de diferença: 23×19. Já no segundo quarto, com atuação destacada de Henrique Pilar e Deryk Ramos, o UniCEUB/Brasília conseguiu virar o placar e foi para o intervalo na frente: 39×37.

Na volta dos vestiários, os candangos continuaram dominando a partida, com o bom trabalho de Fúlvio nas assistências. Melhor para o UniCEUB/Brasília que fez 16×13 no período e abriu 55×50 no placar.

O último e decisivo quarto foi emocionante. As duas equipes brigavam o tempo todo pela liderança no placar. O UniCEUB/Brasília chegou a abrir dez pontos de vantagem, mas na reta final, o Guaros de Lara encostou no marcador, deixando a diferença em dois pontos (70×68). Mas com uma cesta de três de Fúlvio, os candangos abriram 75×70 e apenas aguardaram o soar do apito para comemorar a vitória por 75×73.

O cestinha da partida foi Graham, do Guaros de Lara, com 20 pontos. Os maiores pontuadores do UniCEUB/Brasília foram Deryk Ramos e Henrique Pilar, com 15 pontos, cada.

“A gente veio com o propósito de classificar. Foi muito difícil superar esse quadrangular para nós, por conta das ausências. Mas, mesmo mesclando a defesa individual e zona, e com o apoio do Bruno Savignani, conseguimos classificar. Abrimos uma vantagem de dez pontos e depois controlamos o jogo. Sofremos com a ausência dos pivôs, mas com o contra-ataques e com uma grande atuação do Pilar, conseguimos vencer”, afirmou Fúlvio, em entrevista à FIBA Américas.

Com a vitória, o UniCEUB/Brasília e o Guaros de Lara se classificaram para a segunda fase da Liga das Américas de Basquete. Mesmo com cinco pontos ganhos, o Capitanes de Arecibo/PUR ficou fora da próxima fase da competição por conta do saldo de pontos (+31 do Guaros, +40 do UniCEUB/Brasília e +18 do Capitanes).

O time candango agora volta as atenções para o Novo Basquete Brasil, quando enfrenta o Basquete Cearense na próxima sexta (12), às 21h, no Ginásio da AsCEB, com transmissão da Esportes Brasília.

Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P