Siga Nossas Redes Sociais

Basquete

Times de Brasília confirmam intenção de participar do próximo Novo Basquete Brasil

Escrito em

Ronald

Colaborou Lucas de Moraes
Foto: Thiago S. Araújo/Agência EB

Nesta terça-feira (01), em uma reunião do Conselho de Administração da Liga Nacional de Basquete (LNB), Cerrado Basquete e Brasília Basquete, ex-Universo, confirmaram a intenção de participar do NBB 2020/2021. O que se sabe é que a primeira equipe, que almeja a estreia na competição, já apresentou todos os documentos, incluindo a garantia financeira. A informação da equipe tradicional da capital federal é a saída do Universo como patrocinador.

Cerrado Basquete

No começo do ano, a expectativa que cercava a equipe do Cerrado Basquete era a disputa do Campeonato Brasileiro de Clubes. Quando a pandemia da Covid-19 afetou os calendários de todas as competições esportivas no mundo, surgiu a possibilidade da equipe se integrar ao NBB. Só resta, agora, a decisão do Conselho da Liga pela entrada da equipe no torneio.

Segundo o diretor do time, Felipe Bretas, tudo que estava ao alcance da equipe e da diretoria já foi feito. “Nós apresentamos a documentação toda pra Liga no começo de agosto, inclusive todas as garantias financeiras. Estamos prontos. Precisamos do direito associativo da Liga”, garantiu o dirigente.

Vale lembrar que o Cerrado passou perto do NBB em 2019. Ficou de fora por conta das garantias financeiras, mas pode participar da Liga Ouro. Lá, a equipe terminou na quinta posição, com seis vitórias e oito derrotas em 14 jogos.

Já no Campeonato Brasileiro de Basquete, cancelado em julho por conta da pandemia, o esquadrão brasiliense estava alocado na Conferência Verde, juntamente com outras seis equipes. As destaques eram o Ponta Grossa/PR, campeão da competição em 2019, e APAB Blumenau/SC, tricampeão do catarinense de basquete.

Brasília Basquete

Se de um lado temos definições, do outro ainda há uma incógnita. Apesar da intenção de disputar o NBB, a equipe mais tradicional da cidade perdeu o seu patrocinador master, a Faculdade Universo. Em meio a uma crise de salários atrasados, quitados somente em julho, várias lesões e desconfianças, essa é mais uma preocupação que assola o time.

O time já perdeu um dos grandes nomes: o ala Rafa Moreira assinou e já foi apresentado pelo Minas Tênis Clube. Vale lembrar, ainda, que o ex-Universo venceu apenas oito dos 26 jogos que disputou na competição nacional em 2019. Com isso, terminou na 13ª colocação, ficando de fora dos playoffs.

Pelo lado bom, o Banco de Brasília, que vem apoiando o esporte da capital, poderá continuar como um dos patrocinadores da equipe.

Ao todo, 21 times solicitaram participam no próximo certame. A última análise está marcada para a próxima terça (08). Esta será a data em que a organização anunciará as equipes participantes do próximo NBB. A primeira rodada da competição está prevista para o dia 14 de novembro.

Gabriel Lima é jornalista e editor executivo da Esportes Brasília. Já cobriu uma Copa do Mundo da FIFA (2019).

P