Siga Nossas Redes Sociais

Basquete

No último lance, Vasco bate Universo na largada do NBB

Escrito em

A atmosfera estava pronta. Cheeleaders na quadra, mascote do time, torcida uniformizada e elenco a postos. Quem pensou que seria fácil a estreia do Universo/Brasilia no NBB11 se enganou redondamente. A equipe candanga bem que tentou, mas nos minutos finais, o Vasco venceu por 77×76.

O primeiro quarto começou arrasador para os candangos, que abriram 8×1 no placar. No entanto, o Vasco conseguiu apertar a marcação com um bom trabalho de Gemerson e Armani e empatou o placar em 12×12. O Universo demorou quatro minutos para voltar a pontuar, vendo o avanço do cruzmaltino. Assim, o período foi vencido pelos cariocas por 21×14.

Nezinho estava enfrentando o ex-clube na estreia do Universo pelo NBB - Foto: Carlos Teixeira/Agência EB

Nezinho estava enfrentando o ex-clube na estreia do Universo pelo NBB – Foto: Carlos Teixeira/Agência EB

Já o segundo quarto foi totalmente o inverso do primeiro. Com a entrada de Rafa Moreira, o Universo retomou as ações e largou em disparada. Em certo ponto do quarto, o time candango chegou a marcar 23×8 frente ao Vasco. Os cariocas retomaram as ações em uma grande atuação de Nick, que marcou 11 pontos no período, mas não foi o suficiente para ir aos vestiários na frente. O Universo liderava, ao final do primeiro tempo por 39×37.

A volta do intervalo foi essencial para a proposta do jogo. Os técnicos deram um show de orientações, fazendo com que, nos três minutos finais do terceiro período, Windi Graterol – pelo lado do Universo – e Nick – pelo lado do Vasco – fossem nomeados como os destaques, já que comandaram as respectivas equipes em quadra. No final, melhor para o time carioca, que vencia o jogo por 61×58.

O quarto e último período foi emocionante. Zach chamou a responsabilidade e levou o Universo a reagir e passar à frente do marcador. O que os candangos não esperavam era que Lucão desse duas cravadas e fizesse com que o Vasco passasse à frente do placar a menos de três minutos para o fim da partida (72×66).

O Universo também reagiu, com Graterol e Arthur, deixando o placar encostado em 76×75 a 30 segundos do fim da partida. Restando dez segundos, Nick colocou o Vasco novamente na frente. No último lance, Zach arremessou, a bola foi no aro, Graterol pegou o rebote e tentou marcar a cesta, mas a bola foi no aro, decretando a vitória do Vasco por 77×76.

Nick foi o cestinha da partida, com 29 pontos, levando o Vasco à vitória na estreia do NBB - Foto: Carlos Teixeira/Agência EB

Nick foi o cestinha da partida, com 29 pontos, levando o Vasco à vitória na estreia do NBB – Foto: Carlos Teixeira/Agência EB

“Esse foi jogo de superação. Todo mundo sabe o que estamos passando, mas a gente se uniu. Usamos as adversidades para vencermos. Independente disso, estamos representando o Vasco de maneira honrosa. Esse jogo a gente define como superação”, analisou Duda Machado, do Vasco.

“Nossa equipe fez uma partida legal. Foi uma estreia boa, faltou as bolas caírem, mas a ansiedade da estreia passou e agora vamos nos preparar pra enfrentar o Flamengo”, ressaltou Nezinho, que enfrentou o ex-clube em quadra.

Duda Machado anotou 12 pontos e deu seis assistências. "Partida de superação", afirmou no microfone da Esportes Brasília - Foto: Carlos Teixeira/Agência EB

Duda Machado anotou 12 pontos e deu seis assistências. “Partida de superação”, afirmou no microfone da Esportes Brasília – Foto: Carlos Teixeira/Agência EB

O cestinha da partida foi Nick, do Vasco, com 29 pontos. Outro destaque ficou por conta de Gemerson, que anotou 15 pontos e 11 rebotes, conquistando o primeiro duplo duplo do NBB. Pelo lado do Universo, o melhor pontuador foi Zach, com 25 pontos.

Na próxima segunda (15), o Universo volta às quadras para enfrentar o Flamengo às 20h, no Ginásio Nilson Nelson, com transmissão da Esportes Brasília.

Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P