Siga Nossas Redes Sociais

Basquete

Exclusivo: Kouros Monadjemi fala sobre NBB12, estrangeiros, patrocínio e Jogo das Estrelas

Escrito em

Após o evento da assinatura dos contratos entre o Banco de Brasília e Flamengo, Universo/Brasília e Confederação Brasileira de Basquete, a Esportes Brasília conversou com Kouros Monadjemi, presidente da Liga Nacional de Basquete, organizadora do campeonato nacional da modalidade.

No bate-papo, Kouros revela a felicidade com a volta do patrocínio do Banco de Brasília ao basquete brasiliense. “A equipe de Brasília foi um dos fundadores dessa Liga. Eu fico extremamente feliz (com a chegada do patrocínio) pois Brasília e Flamengo detêm o maior número de títulos da competição. Essa cidade respirava basquete. Hoje estou extremamente feliz com a volta do basquete. Mas, não devemos perder o foco que Brasília respira Brasília. Ela deve estar na mesma altura de que os clubes do basquete brasileiro”, ressalta.

Jogo das Estrelas em Brasília

O Jogo das Estrelas 2020 acontecerá no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo/SP. Questionado se o evento pode voltar a Brasília, o dirigente foi enfático em afirmar que a partida festiva pode vir à capital federal. “O jogo das estrelas já aconteceu aqui em Brasília. O importante é que a cidade volte a respirar basquete. Em fevereiro nos compromissamos com São Paulo, mas nada impede que façamos em 2021 aqui. É o que a gente quer”, diz Monadjemi.

“Queremos ajudar as cidades a inserir e aumentar a participação do basquete. Isso tem sido maravilhoso, com uma ascensão maravilhosa. Eu tenho certeza que, agora, Brasília voltará à sua colocação de sucesso e vamos trabalhar para trazer o jogo das estrelas pra cá”, completa o dirigente.

Kouros Monadjemi, presidente da LNB: “Vocês verão um basquete cada vez mais aprimorado, técnico e grandioso” – Foto: Paulo Carvalho/Agência Brasília

NBB12

A edição de número 12 do Novo Basquete Brasil terá um aumento de clubes. De 14, a competição na temporada 2019/2020 vai contar com a participação de 16 times. Monadjemi comentou sobre o crescimento do torneio, bem como o aumento de estrangeiros para cada time.

“Eu disse e vou repetir: é a expectativa das expectativas. Esse ano, e a cada que passa, as equipes vão sentindo a importância da Liga e estão se fortalecendo. Tivemos que aumentar o número de estrangeiros para quatro diante da falta de jogadores de base. Temos dificuldade de buscar jogadores de nível. Mas nós vamos trabalhar essa base para que volte a acontecer. A Liga de Desenvolvimento é um ponto crucial para nós na formação de jogadores e na preparação”, afirma.

O Flamengo, atual campeão do NBB, contratou um dos destaques do Universo/Brasília na temporada passada: o ala Zach Graham vestirá a camisa do rubro-negro carioca. Os demais times seguem se movimentando em contratações. Mas a pergunta é: quem será o campeão? Kouros garante que não há favorito.

“Antigamente, nós tínhamos a expectativa de que três ou quatro times poderiam chegar à final. Hoje, lhes digo que oito a nove times podem chegar. Agora, com Brasília, pode chegar a dez, desde que tenha esse poder. Vocês verão um basquete cada vez mais aprimorado, técnico e grandioso”, finaliza.

O NBB 12 começará em 12 de outubro, com a partida inaugural a ser definida.

Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).

1 Comentário

1 Comentário

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    P