Siga Nossas Redes Sociais

Basquete

Brasília está de volta ao mapa do basquete brasileiro

Escrito em

Colaboraram Júlio César Silva e Mateus Teófilo

O amante do basquete na capital federal pode comemorar: após um ano de ausência, Brasília está de volta ao NBB, principal torneio de basquete do país. Mais uma vez sob o nome de Universo/Brasília, a equipe já deu garantias financeiras à Liga Nacional, além de ter apresentado toda a documentação exigida, de acordo com Bernardo Bessa, gerente geral da equipe.

“Toda a documentação foi aprovada e a inscrição foi confirmada pela Liga Nacional de Basquete”, afirmou Bernardo, em entrevista à TV Globo Brasília.

Com a participação já garantida, o próximo passo é a montagem do elenco. Apesar de o campeonato só começar em novembro, a ideia é apresentar o plantel já no próximo mês.

“O foco agora é conseguir mais patrocínios e montar o time. Neste momento ainda não temos um elenco. Temos algumas conversas, mas não conseguimos dar continuidade sem a confirmação da nossa inscrição. Agora que confirmamos, vamos voltar com as negociações, montar a comissão técnica e montar a equipe”, explicou Bernardo.

Nomes para o Universo/Brasília começam a ser cogitados, como do ala/pivô Guilherme Giovannoni, que tem uma ligação muito forte com a capital federal – o atleta mantém uma escolinha de ensino de basquete em Brasília e jogou por oito anos no DF – e do ala Arthur Belchor, que fez parte da equipe do Vitória nas últimas temporadas.

Franquia volta a Brasília após oito anos afastada da capital federal - Foto: Alex Farias/Arquivo EB

Franquia volta a Brasília após oito anos afastada da capital federal – Foto: Alex Farias/Arquivo EB

Velhos conhecidos
Não é a primeira vez que Universo e Brasília estarão juntos. Sob o patrocínio da universidade carioca, a equipe sagrou-se campeã nacional em 2007 e na temporada 2009/2010, além de conquistar a Liga das Américas de 2009.

Além do nome, outra coisa que não mudará em relação à antiga equipe é o mando de quadra: o Ginásio da AsCEB, o “caldeirão” de Brasília, foi confirmado como local dos jogos.

Começando do zero
Apesar de todo o histórico que tem com a cidade, o Universo desembarca em Brasília sem títulos pois, de acordo com a Liga Nacional, a franquia não é a mesma que foi campeã na capital federal.

Vale lembrar que, antes de fechar o acordo para retornar ao Distrito Federal, o Universo representou o Vitória/BA no NBB 10, além de ter sido vice-campeã na temporada 2012/2013, com o Uberlândia.

Um ano longe, muitas saudades
Após a saída do Universo para Uberlândia, e antes de ficar órfã de representantes no NBB, Brasília foi representada na elite do basquete nacional pelo UniCEUB/Brasília. No entanto, a franquia foi excluída da competição pela Liga Nacional devido a uma dívida que superava um milhão de reais.

De lá pra cá, a cidade viu surgir dois novos times: o Brasília Búfalos e o Cerrado Basquete. Ambos disputaram a Liga Ouro 2018, divisão de acesso ao NBB. Porém, nenhuma das duas conseguiu a classificação.

Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P