Siga Nossas Redes Sociais

Basquete

Brasília Búfalos encara São José de igual para igual, mas visitantes vencem e mantêm invencibilidade

Escrito em

No calendário católico, 19 de março é o dia de São José. No calendário da Liga Ouro, também foi. O time de São Paulo entrou em quadra querendo manter a invencibilidade, enquanto o Brasília Búfalos procurava a vitória para engrenar no campeonato. Em partida eletrizante decidida nos minutos finais, o resultado ficou em 60×51 para os visitantes.

O Brasília Búfalos começou a partida com tudo. Marcando bem no perímetro, limitou as ações do adversário ao garrafão, ponto forte da equipe da capital federal. Enquanto isso, o São José tentava o contrário, fechando o garrafão para forçar os mandantes a aturem do perímetro.

No duelo tático, melhor para os Búfalos, que terminaram o primeiro quarto vencendo por 19×14. O último lance, porém, teve polêmica. O cronômetro não foi reiniciado, dando a oportunidade de um último ataque do time paulistano. Apesar de não ter resultado em cesta, ocasionou na lesão do pivô Marcelo, que saiu de quadra ajudado pelos companheiros.

Marcelão acabou deixando a quadra após contundir-se no estouro do cronômetro ao fim do primeiro quarto - Foto: Carlos Teixeira

Marcelão acabou deixando a quadra após contundir-se no estouro do cronômetro ao fim do primeiro quarto – Foto: Carlos Teixeira

Sem Marcelão, o Brasília foi forçado a abrir mão da tática com dois pivôs em quadra, mantendo sempre um no banco para rotação ao longo da noite. A mudança comprometeu tanto ataque, quanto defesa: na frente, o time perdeu uma das principais armas, enquanto a marcação do time afrouxou, dando ao São José maior liberdade para chutes de 3. O placar mostrava 36×29 para os visitantes na saída para o intervalo.

Douglas Nunes (D) chamou a atenção, ao iniciar a reação do São José no segundo quarto de partida - Foto: Carlos Teixeira

Douglas Nunes (D) chamou a atenção, ao iniciar a reação do São José no segundo quarto de partida – Foto: Carlos Teixeira

O início do terceiro quarto parecia animador para os donos da casa. Com bom trabalho dos pivôs, o Brasília Búfalos encostou no placar após fazer 6×0 no período. Os dois primeiros pontos do São José só viriam depois dos cinco minutos. Mas a boa fase durou pouco. Após tempo técnico dos visitantes, as bolas do Brasília pararam de cair e a vantagem no placar aumentou: 47×37 para os líderes do campeonato.

O Brasília teve uma baixa importantíssima logo no início do último quarto: a arbitragem marcou falta anti-desportiva de Leo Bispo, que havia levado falta técnica ainda nos primeiros minutos de jogo, o que fez o pivô ser ejetado de quadra. O técnico Breno Blassioli chamou de volta Marcelão que, mesmo mancando, foi um verdadeiro monstro nos dois lados da quadra e trouxe a diferença no placar para apenas quatro pontos.

Técnico do Brasília Búfalos, Brenno Blassioli, tentou corrigir as ações da equipe dos minutos finais. O time surpreendeu, mas não reverteu o marcador - Foto: Carlos Teixeira

Técnico do Brasília Búfalos, Brenno Blassioli, tentou corrigir as ações da equipe dos minutos finais. O time surpreendeu, mas não reverteu o marcador – Foto: Carlos Teixeira

O jogo pegou fogo até o último minuto, quando o São José aproveitou vacilo dos jogadores da casa e fizeram cinco pontos em sequência. O 60×51 no placar manteve a invencibilidade do time paulistano, mas a pouca diferença fez com que o esforço da equipe candanga fosse reconhecido por todos os presentes, inclusive pelo técnico da equipe adversária, Paulo César, que elogiou bastante a jovem equipe do Búfalos. “Essa equipe vai ainda muito longe na Liga Ouro”, disse, no microfone da Esportes Brasília.

Leo Eltink, do Brasília Búfalos, foi o cestinha da partida, com 14 pontos. Pelo lado do São José, Hélio teve 13 pontos, enquanto Douglas Nunes fez um duplo-duplo: 10 pontos e 12 rebotes.

Agora, o time de São Paulo permanece em Brasília para enfrentar o Cerrado Basquete, na quarta-feira (21), às 20h, no ginásio da Iesplan. Já o Búfalos volta a quadra na quinta-feira (22), para enfrentar o Corinthians, às 20h, no ginásio da Asceb. Você acompanha ao vivo todas as emoções dessas partidas com a Esportes Brasília.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P