Siga Nossas Redes Sociais

Basquete

Brasil passeia pelo Uruguai em amistoso preparatório para o Mundial de basquete

Escrito em

Enviado especial a Anápolis/GO

O Brasil realizou, nesta quinta-feira (08), o primeiro de dois amistosos preparatórios para o Mundial de Basquete, que ocorrerá na China em setembro. O adversário foi o Uruguai, que não resistiu ao grande trabalho de Leandrinho e Benite. Melhor para os donos da casa que venceram por 100×53 jogando no ginásio Newton de Faria, em Anápolis/GO.

O primeiro quarto teve como destaque a calma e a paciência que a seleção brasileira teve para comandar as ações. Restando pouco mais de seis minutos para o final do primeiro quarto, a seleção uruguaia já havia queimado as cinco faltas coletivas, levando o técnico Edgardo Kogan a parar o jogo. Didi, Rafael Luz e Alex Garcia ditaram o ritmo no período e deixaram o Brasil com uma vantagem tranquila: 25×14.

Detalhe para a ponte aérea que aconteceu faltando cinco minutos para o fim do período: Rafael Luz carregou a bola pela esquerda e lançou para Alex Garcia. O “Brabo” apenas teve o trabalho de cravar a bola e levantar o público no Ginásio Newton de Faria.

No segundo quarto de jogo, o técnico Aleksander Petrovic entrou em quadra com uma nova equipe, dando o descanso para os outros jogadores.

Os destaques ficaram por conta de Marquinhos, que auxiliou a equipe brasileira na marcação e fez o técnico uruguaio parar o jogo com pouco mais de dois minutos rodados, Leandrinho e Hettsheimer, que encaixavam as cestas de três pontos. As duas equipes foram para o intervalo com o Brasil na frente: 53×25.

Técnico Alexsander Petrovic resolveu poupar Anderson Varejão no jogo desta quinta, mas os demais deram conta do recado e chegaram ao placar centenário – Foto: Thiago S. Araujo/Agência EB

Na volta dos vestiários, o jogo teve um início de mudança. Moglia e Borcelino chamaram as ações por parte do Uruguai, tentando iniciar uma possível reação em quadra. A torcida começou a gritar o nome de Anderson Varejão, pedindo o jogador em quadra, e acabou recebendo uma resposta negativa por parte do técnico brasileiro. Apesar da pressão, Hettsheimer e Louzada retomaram o domínio do período e colocaram o Brasil com uma vantagem ainda maior: 71×40.

O quarto período serviu apenas para que os comandados de Petrovic mantivessem o domínio do jogo e confirmassem o placar centenário, de 100×53.

O cestinha da partida foi Leandrinho, que anotou 20 pontos. Outros destaques foram Vitor Benite, que fez 19 pontos, e Rafael Hettsheimer, com 14 pontos. Quem teve uma apresentação expressiva também foi Augusto Lima, que obteve 14 rebotes.

A seleção brasileira volta às quadras neste sábado (10), em Belém/PA, para mais uma partida amistosa, diante do Uruguai.

Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P